sábado, 28 de setembro de 2013

Tênis... Guarda roupa sendo trocado

Meu aniversário foi dia 14 de setembro e próximo a ele chegou o presente da minha mãe o Asics GT 2000. Decidi que só usaria em competições. Besteira, meus tênis nenhum era de corrida, merecia ser usado nas corridas e nostreinos mesmo. 

O tênis é muito macio e tem uma boa estabilidade e principalmente amortecimento, minhas corridas tem sido muito menos penosas. Para a academia tenho usado o Nike Max Air modelo de 2011 e o Adidas Furano 4, esse último muito bonito então também uso em viagens. O nike max air foi dado por uma amiga que tem o pé maior do que o meu e é 37, não utilizo mais para corridas pois assim o pé fica solto, acarretando problemas nas unhas e calos, mas para a academia ele é muito bom.
Adidas Furano 4

Nunca lavava meus tênis. Agora eu os lavo de acordo com um vídeo que encontrei sobre como lavar tênis de corrida e quando a moça fala para lavar com sabão neutro opto pelo bom e velho detergente. Uso a escova em movimentos circulares. Seco na minha varanda mesmo, aqui onde moro o sol não é tão forte. 
Meus tênis ficam mais cheirosos agora.

Roupas

Passei quase esse ano todo mudando meu guarda roupa, comprando roupas novas e doando algumas mais antigas. Maior parte que doei era porque não cabia mais em mim, um problema grave já que continuava engordando, aconteceu uma vez de ter que deixar na sacola da loja por 4 meses duas calças sociais. 
Bom agora depois de quase 10kg a menos, minhas roupas não estão dando em mim e estão ficando grandes demais. O corpo continua mudando então resolvi ajustar minhas roupas na costureira. Mas ainda assim elas ficam grandes, parece que vou ter muita roupa para doar ainda. Calça jeans decidi comprar quando estivesse num peso ideal. 
O que eu mais fico triste são minhas roupas de academia, todas estavam muito apertadas e eu doei todas. 
Foto abaixo é de uma blusa simples que comprei, na mesma semana ela ficou apertada. Depois de 4 meses ela fica larga e fácil de vestir.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

O peso da condromalácia patelar

E começou a dor do joelho.
Meu joelho tem estalado e incomodado muito. O treino hoje foi muito leve e só fiz 2km. Mesmo que a dor não seja tão intensa, incomoda. O chato é ter que fazer a fisioterapia. Marcar tem sido difícil, eu tenho convênio mas as clínicas simplesmente só aceitam particular. Meus músculos da perna estão muito  pequenos e não estão sustentando minha patela. Qualquer coisa tem inchado e isso tem feito doer, pouco, mas tem. A corrida tem sido feita de forma muito lenta. Tudo está atrasado.
Ter um corpo com saúde não implica em só emagrecer, mas é necessário correr atrás da massa magra. Tentar fazer pelo menos uma vez por semana, talvez no sábado natação.
A verdade é que tudo isso desconcentra a corrida, se é pra aprender a correr 5km com conforto então tem que correr e vou tentar ao máximo manter meus 4 km semanais.]
Avaliação de hoje na assessoria esportiva
Mais 5kg para perder, mas a mudança de dieta é necessária. Eu preciso de uma hipertrofia eficiente. E vou persistir nisso.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Saída do sobrepeso

                      É com grande felicidade que anúncio a saída do sobrepeso. A entrada definitiva para o peso normal. Não que o IMC seja um parâmetro confiável, mas é a maneira mais fácil de controlar o corpo. Estou malhando mais e correndo menos nessa reta final. É necessário reforço no meu joelho, tanto no vasto medial, quanto no quadríceps com urgência para não deixar a corrida. 
                       E o peso dessa semana foi 64,8kg. E assim correm os dia e cada vez mais tenho a certeza que fiz a escolha certa. Mas essa semana tem sido de verdadeiro desanimo com essa dieta. Em casa não tenho "jacado", mas na rua... Hoje inclusive foi sanduíche, pão de queijo e quibe. Sem muita empolgação  a tentação de terminar e jogar tudo para o alto é grande. É o fato do peso ideal está muito perto. É preciso força para aguentar. 

                      Enfim não tenho me proibido de pequenos prazeres como um chocolate, tenho feito escolhas mais leves e tô tentando fazer mais exercícios para compensar.
Tem dado certo. Vamos ver o que a próxima semana espera.



  

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Reta Final

Em reta final, mais 2 semanas e os quilos em excesso acabam. Vai a tabela da semana.

E tudo caminha para a vitória, estou muito bem adaptada a dieta, fui à endocrinologista. Ela me permitiu continuar a dieta e vai acompanhar por exame de sangue. Tenho ficado mais forte. As corridas se intensificaram 3x na semana. Mudei meu ritmo, estou correndo mais lento para ter mais resistência por causa do meu joelho. Hoje comecei a assessoria esportiva. Primeira vez que fechei 2km seguidos e sem dores. É uma vitória. Cada dia estou mais surpresa com meu corpo e a capacidade dele de mudar.
Farei avaliação física sexta na assessoria de corrida. Que venham os 64kg. 

Descobri que tenho a pisada pronada então comprei o tênis GT 2000 da asics, na verdade presente de aniversário.  Investimento bom.
Assim mesmo, bem colorido. Ele é muito macio e será estreado na corrida do dia 29 a noite aqui em BH. 

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Primeiros 5 km

E depois de quase um mês ensaiando uma corrida de 5km eis que finalmente eu termino.
Fui a São Paulo nesse final de semana, tenho uma amiga que está por lá por motivos pessoais e fui tentar dar um apoio. Aproveitando fui correr o 12o Troféu da Independência. A minha inscrição estava para caminhada, mas convidei duas corredoras do grupo que faço parte para participar. 
Parece que adquiri um ritual para competições organizar roupa, comer bem, beber muita água, domir cedo, acordar cedo e tomar gel... Gel de carboidrato é minha salvação da dieta Dukan em competições. Consumo faltando 20 minutos antes da prova e tive uma dica bacana de colocá-lo na geladeira na noite anterior, eles não se tornam tão enjoativos.
Aqui na figura é o gel da marca que tenho tomado, o mesmo do whey protein. Que por sinal essa competição tomei depois, também em formato gel. 
A competição ocorreu no parque do Ipiranga. Um local lindo em São Paulo, onde parece ter sido o local onde foi proclamada a independência do Brasil. E sim eu passei o 7 de setembro lá. A prova começou 7:30, então 5:40 estava já de pé. Nos minutos iniciais trotei com uma amiga que já corre há um tempo. Quando chegou em 1km ela disse que ia puxar e me deixou pra trás. Uma vez abandonada e sendo passada por todos, resolvi correr e só fui parar na linha de chegada.


Felicidade total, fiz a corrida em 42 minutos. Vitória, cheguei na linha de chegada sem entender nada. De repente tinha fechado uma prova de 5km.
Depois foi o jeito contar para as amigas que ficaram super orgulhosas...

E vamos a tabela dessa semana que deu uma estagnada.



quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Treinos



De acordo com o gráfico melhorei e muito minha queima de calorias. Não é a toa que estou emagrecendo 1kg por semana. É isso ai, cada dia com mais motivação. Falta quebrar uma marca de 2011 5km em 1:07 hora. Espero que consiga logo, até agora estou nos 3km...

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Para aprender a correr é preciso aprender a caminhar

Totalmente acostumada a 2a fase da dieta Dukan. As barrinhas de proteína tem sido uma mão na roda, mas só posso comer 1 por dia, são bem calóricas. Estou emagrecendo 1 kg por semana de acordo com a média prevista. Isso é ótimo, é sinal que não tenho saído das regras.

Em geral percebi que você perde 10kg com a dieta Dukan, por isso ela é mais uma dieta de garantia da perda disso. Algumas pessoas perdem 15 kg para mais, mas eu penso que há um sacrifício muito grande. Eu aconselho a dieta de reeducação alimentar após a perda dos 10 kg. É o que farei.
Voltei à academia e espero continuar nela até o final do meu plano. Tem sido de grande ajuda e nela também tenho começado a correr. Mas antes foram quase duas semanas de caminhada. Antes das caminhadas tenho comido a barra de proteína que é mais calórica. Logo depois faço meu jantar como e sigo para estudar ou dormir.
Essa semana foi intensa em termos de exercício, 2x1 na corrida na rua e a The Color Run. Arrisquei correr 2,4km sem  parar o que foi bem agradável. Tive uma dor por excesso de esforço físico atrás da coxa, não foi fisgada, apenas dor muscular. Hoje acordei bem melhor e hoje é dia de descanso.


Dica na corrida: Carb UP é um sachê de carboidrato que te dá energia imediata antes das competições. Fiquei bem confortável durante o trajeto.