sexta-feira, 28 de março de 2014

Os primeiros 15km

Dizem que longões são o melhor contato que você tem com seu interior. É só você e seu corpo sendo impulsionado pela sua força de vontade.
Meus longões são pequenos comparados de maratonistas fato... Mesmo assim eles costumam exigir muito do meu corpo e começam a cobrar seu preço com dores depois. Tenho que ser cautelosa, desacelerar e ter paciência.
Em recente treino eu consegui em um mesmo dia fazer 15 km. Foram os primeiro 7km com um treino que tem toda semana aqui no Rio em Ipanema na Nike. Corri com eles e depois parei, tirei foto, alonguei, comi frutinha. Depois ao invés de ir pra casa, resolvi correr mais uma vez e assim completei 15 km.

A sensação... Senti que a corrida começou depois de 5km, que as coisas começam a acontecer quando você atinge 10km e é nesse momento que dá vontade de parar, mas ai eu vi a orla toda ainda a ser percorrida e decide continuar. Por que não? E assim terminou e até agora não acredito. Não senti dores e vou tentar manter esse ritmo pelo uma vez na semana.



quarta-feira, 5 de março de 2014

E o fim da guerra contra a balança!

Venci e aqui meu texto de despedida!

Queridos amigos são 7 meses em luta com a balança, isso só as lutas que tenho vencido... As lutas que perdi foram uns 15 anos. Em novembro do ano passado cheguei e estabilizei meu peso em 65kg, primeira meta alcançada. Por problemas de desempenho na corrida, eu decidi baixar para 60kg e aqui estou. Mas sinceramente, cansei de baixar meu peso. Meu peso não é mais minha meta. Mudei! Minha meta são mais quilômetros na corrida, fortalecer o meu joelho etc. Estarei ainda por aqui e vou incentivar muito os meus amigos para que conquistem o que desejam. 
Gostaria de compartilhar algumas coisas que aprendi nessa caminhada:
1º - Mantenha a pegada sempre. Emagrecer é muito chato, mas se é seu desejo só você pode mudar essa situação, ninguém vai te emagrecer.
2º - Quando estiver com dificuldades de treinar e de fazer dieta, sempre lembre que o que vem pela frente é muito mais recompensador. Então se readapte, reformule seus horários, erga a cabeça. Sempre haverá uma saída. Se não dá conta sozinho, peça ajuda. 
3º - Profissionais são importantes, mas sempre quem saberá mais do seu corpo é você. Acompanhe todos os sinais de cansaço, todas as perdas e ganhos de gordura, massa muscular e peso. Aprenda a se investigar, faça avaliações físicas e check ups com frequência.
4º - Engula o orgulho, atitudes valem mais que palavras. Fale o necessário. Você está ou esteve em uma situação que não funcionou e você engordou, seja humilde e ouça quem tem sucesso em treinamento e nutrição 
5º - Vale a pena ouvir. Ouvir histórias de pessoas em situação como você te faz perceber que essa luta contra a obesidade e sobrepeso não é só sua. Isso evita desculpas e aumenta atitudes.
6º - Seja mais proativo que passivo. Não espere por orientação do que você deve fazer, pergunte , leia e entenda. Se você faz dieta, procure ler sobre os alimentos e como eles são digeridos, comece do básico. Argumente, discuta. A maior arma para nós é o saber.
7º - Seja solidário, divida sua história, lembre-se de quem te ajudou. Some pessoas que torcem por você.
8º - Processo de emagrecimento é muitas vezes longo, não esqueça a família, antes de todos quem dava apoio a você era ela. Envolva sua família, mas também se envolva com eles. Não falte a festa se por causa de privação alimentar, não falte passeios por causa de treinos. Aprenda a ser ponderado. Lembre-se de quem você quer que esteja te esperando na linha de chegada.
9º - Antes de comer pense na função que cada alimento tem no seu corpo. Veja se vale a pena jogar fora toda a luta. Redescubra sabores. Tudo na vida é adaptável, seu prato favorito hoje pode mudar amanhã.
10º - Ache seu equilíbrio, resolva seus problemas. O peso é sempre reflexo dos problemas do dia a dia. Ajude seu organismo a botar pra fora aquilo que faz peso pra você continuar caminhando.
É isso obrigada pela vitória dessa luta!
Beijos da Mok!