quarta-feira, 30 de julho de 2014

Alergia a Esporte

Conversando com uma amiga ano passado, ela me confessou uma alergia que ela tinha de corrida. Que ficava toda empolada quando corria. Não sabia mais o que fazer. Ela já tinha ido aos médicos e nenhum conseguiu entender.
Ela mesma tinha se diagnosticado hehehe!
Hoje vi uma publicação que procede mesmo com os sintomas:

"Essas infelizes pessoas podem ter uma doença chamada urticária colinérgica: uma urticária induzida pelo exercício, pelo aumento da temperatura corporal ou pelo estresse. Ou seja, costuma aparecer após atividades que aumentam a temperatura corporal, como banhos quentes, hidromassagem, uso de saunas, exercícios físicos, febre, ansiedade ou estresse emocional.
fonte: fiqueemforma.com

É mais comum em adolescentes e adultos e caracteriza-se por coceira intensa, manchas vermelhas na pele e inchaço. Normalmente, manifesta-se de 2 a 30 minutos após a elevação da temperatura corporal e pode durar de 20 a 90 minutos.
Como com outras alergias, a urticária colinérgica pode variar de mais leve a mais grave – de sintomas como eritematosa, erupções na pele, a uma reação anafilática potencialmente fatal. Se você crê que possui a condição, procure um médico.
Existe tratamento à base de medicamentos. O mais comum são anti-histamínicos (antialérgicos), que aliviam a coceira para muitas pessoas."
fonte: dicasdetreino.com.br

fonte: Hypescience

Então corre lá com o alergista!

domingo, 20 de julho de 2014

Longões

Se eu pensar que anos atrás um ortopedista me disse que eu nunca poderia correr mais de 5 km, eu fico até chorosa em pensar que chego a 15km, 16km, 18km num final de semana.
Nos meses de maio e junho corri os meus maiores volumes, comecei com 11km como longao depois para 12km, depois 15 até 18km. 
Essas distâncias certamente eu já tinha corrido. Mas mais importante para um atleta é manter o seu condicionamento físico. Isso era o que eu não tinha em abril, quando fiz meus 21km. Hoje tenho um corpo muito diferente que no início do ano.

O meu peso tem se conservado, algumas jacadas tem feito ele variar, mas nada sério. 
Nesses últimos meses tenho acordado e saído para correr em geral nos domingos e já comecei em diversos lugares.
Pela lagoa:
 Agora no inverno a Lagoa é um lugar muito agradável de correr, só tem que ligar gps com uma certa anteedência porque ele demora a pegar sinal por lá. A Lagoa mede em torno 7km então uma volta como nesse último sábado já economiza na quilometragem da orla.
Glória:

Em alguns dias escolhi correr meio dia para acostumar com o calor que virá agora em agosto e durante a meia internacional daqui do Rio. Num desses percursos começo na altura da Marina da Glória e desço para Botafogo a temperatura só cai na Enseada embaixo das árvores e se mantém agradável até o final que acontece no Leblon. Dica de alguns amigos daqui do Rio que me disseram que os lugares quentes são sempre os que tem árvore como o Aterro (umidade) e ainda a Lagoa que possui uma dificuldade de dissipar o calor. 
Sendo assim esses são os primeiros pontos do percurso.
Barra:
Conheci um casal de amigos aqui que me levaram para correr na Barra. Fiz 15 km. Clima frio nesse dia. Depois um piquenique. Incrível como o mar na sua frente você sente uma liberdade ímpar. 
 
Leblon-Ipanema
Meu percurso favorito embora esteja apinhado de gente quase sempre nos finais de semana. 




E sigo assim correndo pelo Rio.