sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Corrida é o desafio da superação

Quantas vezes nós corredores já ouvimos de alguns amigos..."mas você corre tudo isso? Eu não consigo correr 200m."
Eu já perdi as contas, ainda mais de amigos que não gostam de correr.
Nada contra acho que cada um faz a atividade física ou o esporte que quiser. Mas peço, respeitem os corredores.
Conheci Mara Roberta em janeiro desse ano, vi uma requisição de amizade no facebook, ainda muito assustada com algumas pessoas que me pediam amizade nas mídias, resolvi fingir que não tinha visto.
Depois de algumas semanas aceitei. Acompanhei a historia de Mara nesse momento e vi um espelho, que depois foi mais longe do que eu. E foi assim que virei fã.
Mara começou fazendo exercícios físicos para emagrecer também na mesma época do ano passado que eu. Ela chegou a pesar 89kg e ter um IMC de 34. Médica plantonista 2 empregos (eu acho).


Começou cross fit o que deu muito mais condicionamento para a corrida, e assim ela foi acabando com 16 kg de peso morto. Ela muitas vezes saía do plantão 7h da manhã e ia correr ou para o crossfit
Em abril ela correu sua primeira meia maratona. Do contrario de mim, saiu inteira. Mara nunca teve problema com joelho, pé,muscular, tendinites. Digo que há uma Ironwoman dentro dela. A corrida tomou conta da vida dela que muitas das viagens dela foram por causa dessa função, mas também quilometros se transformaram em objetivos de vida.

Na noite anterior, a segunda meia maratona dela, conversei com a Mara, era inacreditável que a pessoa na minha frente há um ano pesava 84kg e estava com 63kg. Contou ainda que fazia acompanhamento com nutricionista  e um médico do esporte. Como ficamos direto na feira da maratona, após sair de lá a maior preocupação foi comer, seguindo as instruções da nutricionista.
 Nessa caminhada a gente sabe que nem sempre somos 100%, mas Mara me confessou que estava 90%  e eu fui testemunha disso. Evitava lanchinhos de lanchonete e resolvemos ir a um sushi.






Em abril
















Tive a oportunidade de encontra-la tao feliz na corrida e tao bem, sem cansaço e fotografá-la nesse momento. se emocionou verdadeiramente aqui. Superou a barreira da meia de 2h:26 em abril para 2:02 em julho aqui no Rio...

E disse que ia voltar em agosto e ai sim tive pela primeira vez a oportunidade de correr com ela na minha primeira meia maratona.
Largamos juntas e depois de 200 m não a vi mais na minha frente hehehehe!
Mara e eu em agosto na Meia Internacional do Rio de Janeiro

Essa para ela foi uma corrida diferente, sentiu calor, o peso da volta final na frente do aeroporto.
Aumentou 6 minutos no tempo, ficou desapontada. Conhecendo a Mara, ela ainda tentaria exorcizar esse tempo.E houve antes de uma viagem uma corrida que ela quebrou a barreira das 2h ara 1h:58min
No mês de outubro tive notícias de Mara na Europa, que é o continente inspirador para corridas. Mara resolveu fazer seu primeiro treino de 30km em Paris. Concluiu e ficou bem. O que eu não sabia é que Mara no final das férias estava inscrita para uma maratona. E fui uma das primeiras a receber a notícia.
Ela concluiu a Maratona de Lisboa em 4h:58min. Eu com o coração mole não cabia de emoção em menos de 8 meses de treinamento ela tinha conseguido o objetivo dela. Ela tinha se tornado uma maratonista.
É claro que eu quase morri preocupada, as coisas comigo se quebram com muita facilidade, não imagino o que é ser uma super mulher hehehe!
E aqui vai o relato de na maratona:
"Comendo igual doida (em duas semanas foram 6kg)
Daí num belo dia 1/10 rsolvi dar uma corridinha no parque e conhecer. Saí 12h, pós chuva... (ela estava em Paris).
Foram 32km em 3:30 eu acho.
Coisa de doido total
Cheguei em Lisboa 2/10 à noite, fui pra casa da minha prima. Dia 3 peguei o kit, me diverti no local (tinha até análise de densitometria). à noite ainda saí e fui beber com minha prima,até 2h da matina.
Sábado dia 4 praia, andar, beber vinho. Foda, sem controle de alimentação, hidratação, bebi até 21 h do sábado. Quem disse que conseguia dormir de ansiedade? Medo de acabar a bateria do celular. Levei um trilhao de gel.
Tipo 6, umas cápsulas de sal. A estrutura da prova era muito boa. Fiquei na fila do banheiro por 40 min ¬¬.
Fui pra largada com 5min Segui o fluxo enorme (saímos 8:30, sol nasceu 8h).
Fui forte gel de 40 em 40 min.
Quando deu 23km a bateria do cel acabou. Por ali encontramos pessoal da meia que tinha saído 2h depois da gente.
Senti a loucura quando deu 36km.
Socorro.. Mais 5km.
NEgada tinha ficado nos 30km.
Esses 5km fiz arrastando mesmo.
Quase 50 min
Pra minha surpresa o celular marcou que os 21km foram fortes mesmo.
Nao precisa dizer que despenquei no choro, sabia que era loucura, mas precisava sentir uma maratona antes do desafio (mara está inscrita no desafio do Pateta de 2015 na Disney)
Foi foda, mas nessas horas pensei bastante em toda minha trajetória e pessoas maravilhosas que tenho encontrado em meu caminho, valeu demais por ser uma delas irmãzinha (nosso pace e vitórias foram muito parecidos durante um tempo, dizíamos que eramos irmãs gêmeas de corrida)






















"Fiquei caladinha pq tb achava loucura correr MARAtona tão "precocemente", mas mais do que ninguém aprendi que quando queremos algo, acreditamos ser possível e corremos atrás dá certo! "
_______________________
E foi assim... e eu decidi colocar essa conversa de zapzap em público porque ela tem preguiça de escrever um blog.  hehehehe
Obrigada por me deixar participar disso Mara.




Nenhum comentário:

Postar um comentário