Depois de uma dieta restritiva que fiz logo no início do meu emagrecimento, decidi comer tudo em pequenas quantidades. No entanto nada baixava mais meu peso e a porcentagem de gordura se mantinha e a fome aumentava nos meus treinos. Descobri que fiquei com medo de inserir os carboidratos na minha dieta e ingeria uma quantidade de gordura maior.
Então descobri alimentos de índice glicêmico baixo. Segundo a Sociedade de Brasileira de Diabetes índice glicêmico é:
"um método, proposto pelo Dr. David Jenkins , pesquisador da Universidade de Toronto – Canadá, em 1981. Ele representa a qualidade de uma quantidade fixa de carboidrato disponível de um determinado alimento, em relação a um alimento-controle, que normalmente é o pão branco ou a glicose, a partir daí, são classificados baseados em seu potencial em aumentar a glicose sanguínea. Através da analise da curva glicêmica produzida por 50g de carboidrato (disponível) de um alimento teste em relação a curva de 50g de carboidrato do alimento padrão (glicose ou pão branco). Atualmente utiliza-se o pão branco por ter resposta fisiológica melhor que a da glicose."
Equação:
CG = IG x Teor CHO disponível na porção do alimentos/ 100
Em outra palavras segundo o wikipedia:
"ou glicemia, (IG) é um fator que diferencia os carboidratos, e está relacionado com o nível de açúcar no sangue."
Sabe-se que existem alimentos que demoram mais a serem absorvidos e dão uma maior saciedade, assim pode acontecer com os carboidratos de índice glicêmico baixo. O índice glicêmico (IG) baixo de certos alimentos pode fazer com que a pessoa tenha uma energia ao longo do dia, mas a Sociedade Brasileira de Diabetes destaca que é preciso ter cuidado com a gordura, mesmo com alimentos de IG baixo, gorduras como manteiga tem IG baixo, mas concentração de gordura, assim ovos e carnes são proteínas puras com IG também baixo, mas sabe-se da complicação desse tipo de alimentação em excesso.
O ideal é sempre fazer escolhas de alimentos tanto com o IG baixo como também com concentrações de gordura (CG) baixos.
Mas então o que é um alimento de IG alto?
"Caso o alimento padrão seja a glicose, considera-se alto, IG > 70, médio IG 56 – 69 e baixo IG < 55." site SBD.
Isso é tabelado e segue principalmente para pessoas que sofrem de diabetes fazerem escolhas com índice glicêmico baixo. No entanto para atletas que desejam perder peso como é meu caso (sim eu sou atleta), essa pode ser uma boa medida para escolhas melhores para lanches e principalmente, jantar, além de complementar o café da manhã que tem sido minha refeição mais completa. Claro isso estou aplicando a mim.
Existem várias tabelas indicando esses alimentos, o valor de cada um, maior parte é internacional e não acompanha os alimentos que o Brasil possui.
No entanto fiz uma tentativa e apostei num site chamado Glycemic Index, pertencente a University of Sydney, a vantagem é que através de pesquisas sobre esse índice, ajudam milhões de pessoas a fazer uma escolha mais saudável.
É possível fazer uma inscrição no site e receber informações desses alimentos
Outra descoberta foi um livro publicado pela publifolha da Helen Foster- Dieta do Baixo índice glicêmico, dá receitas e explica como escolher alimentos de IG menor. Faz comparações com carboidratos que já estamos acostumados a comer por exemplo arroz é um alimento com IG alto, mas macarrão não. Para mim é uma excelente troca uma vez que adoro macarrão e não sou fã de arroz.
Segue o livro abaixo:
É importante esclarecer que não estou fazendo uma dieta com apenas base de carboidratos de índice glicêmico, mas tento fazer uma equilíbrio de proteínas, gordura e alimentos reguladores também.
Estou em contenção de despesas e mudança para uma outra cidade, tá complicado ir a um nutricionista. Tento manter o ritmo na dieta e me alimentar do que todo mundo tá cansado de saber que faz bem. Reduzi quantidades, mas mantenho a frequência de 3 em 3 horas.
Começarei a adotar vitaminadas para não sentir fome nos treinos.
Peso de hoje
Nenhum comentário:
Postar um comentário