terça-feira, 6 de maio de 2014

Corredores e o Clima

Desafio maior de um corredor é sempre conhecer seu próprio corpo, chega a ser um ritual a saída de um corredor para um treinamento, seja o treino curto ou longo é necessário pelo menos a escolha de uma roupa adequada.
No entanto é difícil dizer o que realmente um corredor precisa quando o clima é com temperatura acima de 30 graus. Isso envolve uma percepção da falta de água, da falta de sais minerais. Tomar conta do corpo durante a corrida é necessário.

Algumas dicas que adotei e dou são:

1- Hidratação
Não importa a distância a hidratação sempre será necessária. No calor do Rio de Janeiro em fevereiro, começava uma hidratação maior às 14h para uma corrida às 19horas em Ipanema. Tomava 300 ml de água de hora em hora. Quando chegava próxima a corrida tomava bem devagar um eletrólito. Exagero ou não, evitou muita tontura e possíveis desmaios. Após às corridas matinais nessa época de muito calor tomava o isotônico principalmente depois...

"Toda atividade física faz com que o organismo perca água, mas nem sempre é necessária a reposição de glicose e sais minerais. Para corredores de 10km e até uma hora de corrida não há necessidade da utilização de bebidas isotônicas. Em corridas acima de uma hora, como, por exemplo, as 10 milhas (16 km), meia maratona ou maratona há necessidade do uso de isotônicos"Cristiane Perroni, nutricionista do EU ATLETA.

Com temperaturas mais baixa, como a de São Paulo e a do Rio, levo uma garrafa de 500 ml, é o suficiente para uma corrida de 5-8km. Se passo dos 10km e mais de 1h tomo gatorade.

2 - Acostumar com o calor

Tem que ser persistente, em geral costumo sair de casa muito cedo, mas algumas vezes nos quilômetros finais acabo pegando o calor muito forte da manhã. Bom mudar o tempo nao podemos, mas se adaptar sim. Reserva um dos treinos para altas temperaturas cria uma resistência sim, mas acho perigoso, é preciso ter muito controle do que está fazendo, sempre que for fazer um treino desse tipo ter próximo lugares que vendam água e ou isotônico... E que você possa pedir ajuda. Lembre-se o treino deve ser uma adaptação gradativa! Em caso de mal estar (tonturas, vista embaçada), parar. É necessário ter sempre em mãos água, até para molhar no corpo. 

3- Tênis
Hoje em dia tênis de corredor sempre é bem ventilado, mas há quem insiste em correr com tênis e botas de couro, aquelas para trilha. Além de dificultar o movimento do pé, pesa e esquenta muito. Tênis leves e com panos para facilitar a transpiração são sempre mais indicados. 

4 - Roupas
O sistema dry fit das roupas de esporte são excelentes. Tecidos leves e inteligentes que não agridem mamilos e axilas quando molhados de suor. Há também algo para prestar atenção é na lavagem dessas roupas, as boas nao se desgastam e duram mais tempo. A verdade é que nenhum dryfit no mundo será melhor do que a roupa que você usa normalmente, ainda mais em longas distâncias, lembre-se sempre disso em provas importantes, seu conforto acima de tudo.
Evite algodão, eles nunca serão boa opção e sempre serão pesados, dificultando a transpiração. Até nas meias deve-se comprar com parte poliéster (isso aprendi no trekking)



5-Desempenho
Procure melhor desempenho no inverno. Estou em Manaus e não faço treinos pesados. Fico num ritmo relativamente confortável e caminho quando necessário. A umidade aqui com o calor dificulta tudo e:

"segundo o Dr. David Martin, da Universidade da Georgia (EUA). A cada 4°C acima dessa porcentagem piora a sua marca em um minuto ou mais. Sua marca em uma corrida de 10 km a uma temperatura de 27 °C  é de cerca de 10% pior do que a 15 °C"

6- Protetor solar

Nada de economia nesse item e evite esfregar o rosto para não retirá-lo. Além de ser um item que vai evitar queimaduras, cria uma sensação de mais conforto já que diminui a temperatura da pele. Em caso de umidade, retire o suor e passe mais uma vez.




Nenhum comentário:

Postar um comentário