quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Minha decisão por não fazer fisioterapia

Procurei toda ajuda para manter meu ritmo e não sentir dor durante a corrida. Em treinos fortes tenho sentido e muitos dos meus músculos ainda reclamam.
Então vamos lá:
Um pouco de anatomia não mata ninguém
Em vermelho os músculos, em branco os tendões e em amarelo pálido os ossos que compõe a anatomia  do joelho
 Então essa é a anatomia do Joelho. Maior parte disso aqui vive em perfeita harmonia, quando você não tem sobrepeso, não tem quedas ou lesões. Como a condromalácia chegou a mim eu não sei. Mas quando fiquei maior sempre doeu muito inclusive quando usava saltos altos. Foi quando ainda em Manaus detectei. Aqui em BH fiz uma ressonância e descobri que tinha grau 2 e 3... Nunca corri por causa do medo de me lesionar...
Engordei os 10kg, pressionei mais o joelho, fortaleci durante 4 meses em 2012, mas era só doer um pouco mais e parava todas as atividades e voltava depois de muito tempo. Correr 5km nunca.
O que se passava? Dor aguda depois de treinos de caminhada e corrida... Voltava pra casa e colocava gelo, aliás gelo não colocava não. Fortaleci com academia os músculos, não o suficiente... Meu Quadríceps descobri recentemente deveria ser mais próximo da patela, falando a grosso modo, ele deveria descer mais para o joelho, hipertrofiar. O vasto oblíquo deveria ser mais forte. Daí aquelas leves dobras musculares de corredores, próximo ao joelho.
Expondo a patela, o osso que sobe e desce durante o movimento do joelho, qualquer problema no "deslize" desse  osso causa lesão e dói porque incha e em casos graves como desgaste há intervenção cirúrgica

Músculos da coxa que ajudam na tensão para manter o joelho no lugar, não havendo desgaste.
Esse tensor fáscia lata também é um cara que precisa de cuidados por causa da banda íliotibial: "uma faixa espessa de tecido fibroso que se inicia na crista ilíaca (o bordo lateral do osso da bacia) e se vem inserir lateralmente ao joelho, na parte superior da tíbia. As fibras do músculo tensor da fáscia lata e algumas fibras do glúteo inserem-se na banda iliotibial, e esta atua coordenando a função muscular e estabilizando o joelho durante a corrida. "
Sacou? Qual o objetivo? Manter tudo tensionado e a rótula no lugar sem desvio, se ela desviar de um lado para o outro ela provoca desgaste. Igual esses aqui. Eu pude ver na ressonância alguns pedaços de cartilagem. 
Lesões na Condromalácia.

O meu prognóstico é bom sempre foi. Com o fisioterapeuta fiz todos os exames, puxa, estica vai pra frente, vai pra trás...  Negativo em tudo. Fortalecimento é determinante. Então voltando a academia por causa disso. Questões de tempo. Se é pra fortalecer academia. Dores, não. Mas há uma tensão no joelho. Mostraram todos os exercícios para eu fazer. Se minha academia tem fisioterapeuta por que não aliar esses exercícios direcionados a ela.
Enfim consulta marcada com ortopedista no final do mês para uma possível ressonância. Fisioterapeuta na próxima semana para inserir os exercícios na academia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário