quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

O que aprendi sobre dieta em 2014?

Nada.
Essa é a resposta mais prudente para eu dar. Eu tentei a Dukan e descobri que ela não pode ser praticada durante muito tempo porque causa tontura e é pobre em nutrientes. Fiz dieta reduzindo carboidratos de índice glicêmico alto, a mesma dieta dos diabéticos, passei fome porque estava treinando para um treino de 21km e continuava com o frisson por doces.
Tentei reduzir apenas os carboidratos e as gorduras, mas sempre sentia fome nas 18h e ficava perdida com o que comer.
morangos com uvas sem caroço
Fazia pratos muito legais, mas na refeição seguinte ou fazia hipercalórico ou hipocalórico demais. Conclusão entre uma competição e outra meu peso aumentava e diminuía, até que eu voltei ao peso que terminei 2013... quase na verdade, terminei mesmo foi com 65kg (2013) e 63kg (2014) e com porcentagem de 25% e agora 22%. Mas como corri e fiz outros esportes ao longo do ano o corpo ficou mais modelado... Apesar da maldita barriga tá lá.
E esse foi o problema que originou muitos outros problemas a barriga, a falta do fortalecimento do core.

banana amassada com chia e aveia 

Esse ano comecei a pensar na possibilidade de simplesmente detonar essa barriga. Não porque esteticamente não combina com uma atleta, mas porque é o ponto de equilíbrio de todo corredor e precisa ter uma estrutura fortalecida para isso.
Quando se fala em reeducação alimentar parece até que vai comer determinada comida a vida toda.
Se você é um cara ocupado que pratica atividades físicas alguns dias na semana e quer definir o corpo, você vai comer batata doce e frango sempre? Não, tenho certeza que não, reeducação é muito além de quantos ovos, batata doce e frango um indivíduo consegue comer.

A verdade é que tudo que você faz hoje, não é permanente, as dietas quando feitas por um nutricionistas são mudadas mensalmente ou não.
Não é sempre que estamos treinando e há momentos que precisamos ser controlados. Mas que controle? Cálculo de calorias, de cada grupo alimentar que você precisa comer e como diversificar sua alimentação (acho que tem bem mais coisas) quem faz isso é nutricionista.

Descobri que dessa maneira eu não preciso mais inventar moda e posso manter meu peso, minha porcentagem de gordura e meus treinos sem desmaios e tonturas.
Assumir que nao temos capacidade de algo, no caso da alimentação, é respeito com o corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário