sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Projeto Carcará

Em julho quando decidi emagrecer pensava em perder peso a todo custo e como qualquer pessoa que não tem mais paciência em aguentar sua aparência qualquer dieta serviria. Foi quando eu fui apresentada a um grupo de pessoas que também estavam sobrepeso. O projeto se chama Carcará e o grupo é online no Facebook.  Era uma dieta coletiva em que cada um tinha uma meta em uma data específica. Regra era colocar a foto da balança toda semana. Esse grupo quem me apresentou foi um amigo médico. Acho que foi mais para eu deixar ele em paz de tanto que eu mandava mensagem hahaha! Brincadeiras a parte foi solidariedade pura de quem está e já passou por isso na vida. 
Perdi rapidamente peso em 2 meses e atingi minha meta. E ai que descobri que minha história virou inspiração para quem estava ainda na luta. 

De grupo de apoio viramos família. Daquelas grandes que quando se reune solta risada. 
Existe um incentivo à perda de peso nesse grupo, mas mais importante ainda ele tem se moldado a  curar uma relação doentia que é a da comida com as pessoas em sobrepeso. É comum em dieta algumas pessoas falarem da recaída, há perda de peso e você recupera tudo. O Carcará tem o compromisso de vida saudável, de fazer entender que a comida não vai te dar a felicidade que você não preenche. Esse equilíbrio é o respeito com você, é entender que vestir um jeans abaixo do seu número é muito mais prazeroso do que se burlar comendo chocolate depois do almoço. Que ver viver com saúde influencia em trabalho, aprendizado.

Quando eu entrei em emagrecimento entrei para nunca mais voltar ao meu peso. Um compromisso individual que virou um comprometimento coletivo e tem se mantido mesmo depois da perda. 
O grupo incentivou a procurar um profissional que cuidasse da minha dieta e descobri que pessoas que estão ao seu redor podem ajudar quando menos espera. O incentivo vem de troca de experiências, as dificuldades são parecidas, os problemas diários são os mesmo. Como vencê-los? E ai a frase de um dos membros: "O ritmo naturalmente vamos encontrando, vamos bem, vamos tranquilo

E tem sim recaídas, as jacadas, a vontade comer algo a mais. Mas a amizade do grupo não deixa você sair nunca mais do trilho: replaneja, reconstrói e faz você se redescobrir.
Depois de tanto se falar dentro do Carcará sobre qualidade de vida, ao final da perda de peso descobri que isso significava, é simplesmente estar de bem consigo em paz.
Não bastava se exercitar ou fechar a boca, era preciso assumir esse compromisso para sempre, que tudo que a gente come é para sobrevivência. Você realmente come para viver, não vive para comer. E foi assim que nunca mais a comida foi prioridade desde que comecei no Carcará.


2 comentários:

  1. A união faz a força... e a dieta também! Parabéns ao grupo... Agora eu faço parte também!!! ;)

    ResponderExcluir